sexta-feira, 11 de março de 2016

Let it go!

Eu e o meu primeiro boneco de neve, Ushuaia, Argentina.

Antônio,

Aqui na Índia, em vários lugares rola um lance com filmes, os hotéis, pousadas ou seja lá como você os chame, costumam passar um filme à noitinha. Coincidência ou não, todos (mesmo em cidades diferentes) às 19:30.
Em Udaipur, por exemplo, todos os hotéis passam o mesmo filme todas as noites no mesmo horário.
O filme? 007 contra Octopussy.
Por que? Porque foi gravado lá, só isso.
Todas as noites em quase qualquer lugar que você for por volta das 19:30 você poderá conferir este clássico com James Bond interpretado por Roger Moore. Aproveita e me conta, eu não vi.

Geralmente estou ocupado fazendo alguma coisa nesse horário, não sei, assisti a poucos filmes durante a viagem.
Em Hampi, um dia, cheguei da rua cansado e morto de fome. Fui direto pra perto da minha cabaninha de barro e telhado de palha, parei no restaurante e sentei pra jantar antes de cair na cama e adivinha só, eram 19:30! O filme estava atrasado, tinha um pessoal pra chegar e estavam segurando o começo. O sucesso da noite era "Frozen". Dei até uma risada pra mim mesmo quando me dei conta. Tanto tempo fugindo desse momento, já tinha até brigado com a minha irmã por causa deste filme, bom, ela brigou comigo devido as minhas críticas duras mesmo sem eu saber nada que se passava na história. É, moleque, eu também consigo ser um idiota, todos conseguimos, uns com menos, outros com mais esforço.
Enfim, me rendi e assisti o filme com toda a atenção devida, até mudei de lugar pra ficar mais perto. Nessa altura da vida estava eu na Índia assistindo um filme de princesa da Disney. Tá aí uma coisa que eu nunca imaginei acontecendo.
Não vou dizer que foi lindo e que no final eu chorei, isso seria uma mentira muito exagerada e ainda ia me dar tanto trabalho inventar tudo que é melhor contar a verdade mesmo. E a verdade é que eu gostei do filme, achei bem interessante.

Tem magia, duas princesas, um príncipe, um cara que não é príncipe, aventura, tensão, intrigas, reviravoltas e amor, é claro. Os clichês param por aí.
Além disso tem também um boneco de neve falante, um alce, frio, neve, gelo e trolls.

Ele se passa numa cidade fria do norte da Europa, num reino fictício que se chama Arendal. Os personagens têm nomes nórdicos me fazendo lembrar de tantos amigos escandinavos que eu conheci pelos sete mares.

Duas irmãs que foram criadas juntas, debaixo do mesmo teto e comeram da mesma comida se tornaram mulheres muito diferentes. E eu não estou falando da cor do cabelo. São diferenças ideológicas, diferenças profundas, o que, na minha opinião é incrível e mostra que cada mulher é um universo único, cada uma tem a sua própria natureza.
Além disso ele trata do amor de uma maneira muito mais ampla, não é só aquela baboseira de príncipe encantado e "… viveram felizes para sempre!”. Ele fala do amor entre irmãos, do amor pelo povo e pelo reino de Arendal, do amor pela família (ainda que sua família seja uma rena ou trolls) e do amor pelo meu querido verão.

Além disso as referências ao mundo nórdico norueguês também são várias, o que, pra mim é um ponto positivo e o deixa mais engraçado.
O patriotismo forte que salta aos olhos se nota durante todo o filme.

Os TROLLS participam da história, eles que são personagens importantes do folclore norueguês, como se fossem o nosso Saci. Porém, ao contrário do nosso Saci, eles estão por todos os lados na Noruega em forma de estatuetas ou pelúcias em toda loja de souvenir. Além da presença garantida nos navios noruegueses, pra dar sorte, sabe como é, não basta ser viking, tem que ter superstição.

Um boneco de neve que ama o verão? Piada pronta, pronta e muito boa.
Se um boneco de neve de lá falasse de verdade, é evidente que ele amaria o verão. Você já teve a oportunidade de avistar um norueguês no calor tropical? Já viu como eles se comportam debaixo do sol escaldante? Eles amam o verão, o calor, o sol. Eles são o Olaf.
A Noruega é um país incrível que eu já tive a chance de visitar algumas vezes, há paisagens alucinantes, montanhas, fjords, mas calor e sol só durante dois ou três meses por ano. Tal como o animado Olaf muitos deles também sonham acordados com a chance de ir passar uma temporada no calor tropical aqui do Sudeste Asiático ou mesmo aí do nosso querido Brasil. Só não tenho muita certeza se eles, tal como o Olaf, acham que "há pessoas pelas quais vale a pena derreter", eles preferem posar de vikings sem coração ao invés de boneco de neve fofinho. Cada um na sua.

O Olaf é apenas um dos personagens interessantes.
Tem também a Elsa, uma mulher independente e que sabe o que quer, mas que por conta de um acidente durante a infância foi levada a duvidar de si mesma para manter as aparências de uma sociedade chatíssima. Ela se liberta, porém, de uma maneira explosiva, desencadeando um inverno eterno. Imagina só sair com uma gata dessa, uma mulher livre, como ela mesma diz, WOW!
Ah, eu falei que ela ainda pode congelar as coisas? Ela ainda pode congelar as coisas.

Tem a Ana, irmã da Elsa, uma mulher não menos interessante que sonha noite e dia com um amor pra vida inteira. E que por conta do mesmo acidente teve a memória alterada e busca se reaproximar da irmã mais velha e trazer de volta o verão.

Tem o Príncipe Hans que é como um príncipe encantado, entediante e com um cavalo bonito.

Tem também o Kristoff que é outro personagem muito bom, engraçado e engenhoso. Pra começar, ele vende gelo no Polo Norte. GELO! NO POLO NORTE! Isso não é pra qualquer um. Quem vende gelo no Polo Norte é do mesmo tipo de gente que tira leite de pedra.
Além desse talento comercial ele tem também um alce, o Sven, que é o meu personagem favorito. Ele é falante e não é. Quando ele fala (ou canta) é o seu dono e melhor amigo Kristoff que faz a dublagem. O que significa que tudo que o Sven fala é, na verdade o Kristoff falando. O Sven é tipo uma voz interior que todos nós homens temos e que sabe de tudo sobre nós apesar de muitas vezes (ou todas) tentarmos ignorá-la. Essa voz sabe das coisas antes de nós. Ele é um alce bem sabido e corajoso. Lembrando que o alce é o animal símbolo da Noruega.

Quando todos esses personagens se misturam a história fica interessante, cheia de suspense e aventura. Na minha opinião não é melhor que "Toy Story” , nenhuma animação é, mas vale a pena ver. Como esse outro que eu citei, também não é um filme de menininha, é um filme pra todos os sexos e idades que fala sobre amor e liberdade. Eu altamente recomendo. Então, quando eu estiver por aí nós podemos assistí-lo juntos e no final ainda cantar a música tema bem alto na varanda, só temos que tomar um pouco de cuidado, da última vez que estávamos cantando "Let it go” lá em Barcelona, o vizinho, o glorioso Seu Daniel, bateu na porta pra reclamar. É muita emoção envolvida na hora do refrão.
O filme é bem legal, então "let it go" esse preconceito, caso você tenha (eu tinha), e seja mais um fã desse filme.





Se cuida por aí!

Um beijo do Dindo!

Obs: assisti ao filme apenas uma vez já há algum tempo e enquanto escrevia este post escutei "Let it go" 7 vezes.

4 comentários:

  1. Que bom que vc agora reconhece meu bom gosto infanto juvenil !!

    Próxima parada: divertidamente (inside out) que é tipo uma tese de doutorado em psicologia só que para criancas :)

    Se quiser rir assiste esse trailer de frozen que resumiu o filme quase tão bem como vc..

    https://youtu.be/Zb5IH57SorQ

    Bjs!

    PS: cuidado com let it go, já decorei em português, inglês e alemão. Mas uma língua e vou ter q ir pra um centro de reabilitação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tathi, vamos ver se eu dou outra sorte pra assistir a esse outro filme.
      Sempre quero rir, portanto já assisti ao vídeo é muito bom!

      E Let it go, vou ficar só na versão original, ela já toma tempo suficiente da minha vida.

      Estou com saudades!
      Um beijo!!!

      Excluir
  2. Agora vc vai entender porque me emocionei quando o castelo congelou na Disney.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me deu até vontade de voltar lá no Magic Kingdom, mas já passou.
      Caso eu precise muito, tem neve e gelo aqui na Índia também. =D

      Um beijo, mãe!

      Excluir