segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Post de segunda

Antônio,

Meu caro, você já aprendeu os dias da semana?
São eles: domingo, segunda, terça, quarta, quinta, sexta e sábado.
Assim como as notas musicais, são sete. Assim como as notas musicais, você faz deles o que você quiser. Não há nota musical maior ou melhor ou mais importante que outra. É claro que dependendo da música que você toca, uma ou outra nota pode chamar mais a sua atenção, pode fazer a diferença naquele solo incrível.



Como nessa canção que eu descobri no livro On the road, do Jack Kerouac, veja só, que é pra ouvir de olhos bem fechados e ouvidos bem abertos.

Pode ser que em uma parte ou outra a música te encante mais, ou até te desagrade, mas saiba que essa nota que você gostou ou não só te desperta esses sentimentos por fazer parte de uma música inteira. Essa mesma nota, esse mesmo som, que te alegra numa frase pode te entristecer na próxima.
Depende sempre do todo, uma nota solta, sozinha, abandonada não faz música. Pra te alterar o humor ela vai precisar das outras. Fazer música não é fácil. É preciso técnica, perícia e coragem para despejar os sentimentos mais profundos da alma numa canção.

E você deve estar se perguntando: "Que raios isso tem a ver com os dias da semana?"
Te respondo sem titubear: TUDO!
Um dia da semana solto, sozinho, abandonado não é nada. Depende do que você faz dele.
De nada adianta ser sábado ou domingo se você passa seu dia sem fazer o que você realmente quer fazer. Vai ser ruim como qualquer outro.
As circunstâncias em algumas situações da vida podem te fazer gostar mais ou menos de um dia ou de outro. Como o dia que o seu pai vai embarcar, por exemplo, é horrível, eu sei, pra você e pra ele, mas a quinta-feira (ou seja lá quando ele embarca) não pode carregar todo esse peso, se ele embarcasse no tão celebrado sábado o sentimento seria o mesmo.
Eu já odiei por muito tempo a quarta-feira. Esse pessoal que crucifica a segunda-feira não sabe o que diz, na minha opinião. A quarta-feira me aterrorizou tantas vezes; é o único dia da semana em que se for feriado não dá pra enforcar! Isso já é um grande motivo, mas tem mais.
Uma vez no ano ela se transforma na quarta-feira de cinzas e mata o carnaval. Ela mata o carnaval!

   "É de fazer chorar, quando o dia amanhece e obriga o frevo acabar
    Oh quarta-feira ingrata chega tão depressa só pra contrariar

    Quem é de fato um pernambucano
    Espera o ano e se mete na brincadeira
    Esquece tudo quando cai no frevo
    E no melhor da festa chega a quarta-feira"

Assim é descrita a quarta-de-cinzas pela Banda Eddie lá do Recife. A quarta-feira ingrata é terrível sim, mas você vai sobreviver a muitas e muitas delas. E no fundo vai saber também que o carnaval um dia tem que acabar.
Você está na creche e é muito novo ainda, mas logo mais você provavelmente se juntará a essa legião de odiadores de segundas-feiras. Acordar cedo e ir pra escola pode ser uma experiência traumatizante, foi pra mim, mas foi lá que eu conheci alguns dos meus melhores amigos até hoje e mesmo sem querer também aprendi muitas coisas. Você não vai ter escolha, vai ter que ir pra escola toda segunda. Reclamando ou não. Será melhor ir sem reclamar, mas não acredito que você vá conseguir essa proeza. Não é que eu não tenha fé em você, é que é uma missão quase impossível.

Agora, se daqui uns 20 e poucos anos, quando você estiver trabalhando e tiver mais liberdade pra tomar suas próprias decisões, acordar de mau-humor e irritado toda segunda de manhã reclamando do trabalho, do chefe, da vida, lembre-se: a culpa não é da segunda-feira. A culpa é sua que segue nessa tortura sem fim só porque é o que todo mundo faz. Só porque é o que todo mundo espera de você.
O peso das suas escolhas não podem ir na conta de um dia da semana.

Hoje eu amo as quartas-feiras e as segundas também e todos os outros dias.
Hoje, por exemplo, é segunda e eu tirei o dia de folga (não é porque eu estou viajando que eu não mereça uma folga)! Meu dia foi ótimo, tomei café, peguei sol, tirei umas fotos, li umas coisas, escrevi outras, fiz uma meditação maluca e agora estou tomando uma sopa de sei lá o que (minestrone soup).
Terminando ainda vou ali no Anna Café escutar uma música ao vivo. Pra um dia de folga fiz até demais.
Não vá esquecer, moleque; faça as escolhas certas e ame as segundas-feiras!


Se cuida por aí,
Um beijo do Dindo


Obs.: Esse blog nasceu numa segunda-feira. Era dia 17 de janeiro de 2005, quando eu conheci o seu pai ao vê-lo estatelado na Alameda Alegrete, onde ele, então, foi rebatizado de "sei lá o que" para Keixinho.

8 comentários:

  1. Cara ta muito massa o seu blog!

    Aproveite bastante ai e cuidado com o Dudu Cunha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, agora vamos ver se eu conseguirei cobrir mesma distância que o seu.
      Estou tomando bastante cuidado, comesse tipo de macaco (ou gente), todo cuidado é pouco!
      Um abraço e feliz Natal e um ótimo ano novo!!!

      Excluir
  2. Maravilhoso , a cada post uma nova emoção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, mãe! Acompanhe daí que aqui está tudo bem!
      Um beijo!!!

      Excluir
  3. me encanta como escribes y la sabiduría que me aportas.....! good advise for Today ! Sofia xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias. Sofi!!!
      Me alegra mucho saber que te gusta.
      Y me alegra mucho también saber de su esfuerzo para leerlo en portugués!

      Cuida del nuestro Poble Sec.
      Um beijo!!!

      Excluir